Histórico

Suas linhas de formação básica foram a jurídica e a filosófico-teológica. Tornou-se professor universitário em 1952, no Rio Grande do Sul, pela fundação da Faculdade Católica de Filosofia de Pelotas, na qual assumiu a cadeira de Filosofia, além do cargo de diretor.



O conhecimento das idéias de Freud nasceu no próprio currículo universitário de estudante de direito, aprofundado pela leitura das obras de Freud e escritos de Igor Caruso, em particular, o livro Psychoanalyse und Synthese der Existenz. Fez psicanálise didática em Viena, com esse autor, no "Wiener Arbeitskreis für Tiefenpsychologie" (Círculo Vienense de Psicologia Profunda). Ampliou a atividade clínica assimilando procedimentos desenvolvidos por Milton Erickson, em especial na aliança do processo psicanalítico à hipnose.

Estudioso dos fenômenos hipnóticos a partir de 1949, dedicou-se, desde 1982, à prática da hipno-análise e da hipnoterapia, pela experiência crescente de que o transe hipnótico, estado natural de consciência, variável e induzível, é de valia na agilização do acesso ao inconsciente e no aumento da eficácia dos processos terapêuticos da técnica usada.

Em 1956, no Rio Grande do Sul, deu início ao Círculo Brasileiro de Psicanálise. Em 1963, em Belo Horizonte, fundou o Círculo Psicanalítico de Minas Gerais. Foi o primeiro analista didata neste estado. Após desligar-se das instituições que criara, fundou o “Curso e Grupo de Estudos de Hipnoterapia e Hipno-Análise”, em atividade até 2008 em Belo Horizonte, para a formação de profissionais especializados no estudo e na atividade clínica aliada ao emprego da hipnose na área da saúde. Suas idéias sobre a interligação entre a psicanálise e a hipnose estão expressas no livro “Com Freud e a Psicanálise, de Volta à Hipnose” (1994). (Do DICIONÁRIO BIOGRÁFICO DA PSICOLOGIA NO BRASIL.

A psicanalise didática em Viena realizou-se na década de 1950. Nos primeiros tempos de seu retorno de Viena, exerceu a psicanálise com clientes e com candidatos desejosos de tornar-se psicanalistas. Por vinte e cinco anos, dedicou-se, exclusivamente, às psicoterapias breves e à formação de profissionais especializados nesse campo.

© 2013 por AGÊNCIA PRÁTICA. 

CONECTE-SE CONOSCO

CONTATO

ACESSO RÁPIDO

  • c-facebook
  • linkedin-square

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Telefone: +55 31 2510.9790​​

               +55 31 99140-7453
Segunda - Sexta: de 8 às 17h30 

 

Terapia Breve: leammachado@gmail.com

 

Endereço: Work Point

Rua Paul Bouthilier, 207, Mangabeiras - Belo Horizonte - MG