Psicoterapias Breves 

A motivação para a busca de uma psicoterapia é, em geral, a percepção de que algo da vida psíquica não decorre de modo satisfatório, pela manifestação de comportamentos desajustados, conflituosos ou por suas consequências patológicas sobre o corpo. 

Terapia Breve de orientação psicanalítica



São psicoterapias de inspiração psicanalítica cuja duração é limitada. Trata-se de uma abordagem Focal, que tem como base, referência na queixa ou conflito trazido pelo paciente. Enfatizando a realidade objetiva, tem como meta ajudar o cliente a encontrar soluções, num tempo mais breve possível. 

A Terapia Breve baseia-se no "tripé": foco, atividade, planejamento e sua especificidade é atingir os objetivos terapêuticos em um prazo bem mais curto de tempo por meio da Experiência Emocional Corretiva.



 

 

 

 

Hipnoanálise

 

Método psicanalítico em que se faz uso da hipnose. O transe hipnótico é um estado de consciência de atenção profunda no qual o individuo prioriza uma percepção e neutraliza as outras. Até ignorando o que ocorre em sua volta.



"A aparência eventual de sono é ilusória e não constitui atributo obrigatório do transe hipnótico, que pode estar presente e efetivo em alguém, sem ser reconhecido. É errônea a idéia, ainda vulgarizada, de que o hipnotizado fique inteiramente sob o domínio do hipnotizador. Só é capaz de ser subjugado por um hipnotizador quem for suscetível de ser dominado por qualquer outro modo de sugestão.



Na clínica, a rigor, o que se consegue sob Hipnose também pode ser obtido sem ela, embora, em alguns casos, de maneira muito mais difícil, como o afloramento de traumas recalcados ou de disposições inatas ainda não conscientizadas. Devido a isto, a Hipnose tornou-se excelente coadjuvante e facilitador da atividade psicoterapêutica em geral, qualquer que seja seu fundamento teórico ou procedimento técnico.

Hoje, pelo reconhecimento e aceitação, a Hipnose representa ajuda ao acesso e manejabilidade dos estados de consciência e seus conteúdos. Um número crescente de psicanalistas tem retornado a ela nas psicoterapias, que não têm de renegar, por isso, os conceitos teóricos que as orientam. Estes são um roteiro. E a hipnose, um dos principais veículos ao seu alcance prático.



Na psicoterapia, cada cliente apresenta desdobramentos diversos pelo caráter único da mente de cada pessoa, com sua estrutura inata inconfundível e as experiências vividas. O emprego do transe hipnótico, hoje, nas psicoterapias, talvez seja verdadeiro modelo de "retorno do recalcado". No campo da ciência, vale a pena deter-se o bastante para apurar o antigo à luz daquilo que se renova, para auferir o lucro daí resultante.



Os conceitos válidos no campo da psicoterapia se enriquecem pela prática clínica, em sua aliança com o transe hipnótico. Há interesse legitimo em poder comparar o conteúdo daquilo que se chama de "inconsciente" e do que a "plena consciência" nos oferece em suas manifestações comuns e no estado de transe. O todo é precioso e amplo domínio de pesquisa e prática. Sua indagação científica inclui as experiências de laboratório, as vivências espontâneas e os fatos clínicos.​" 



Professor Malormar L. Edelweiss



© 2013 por AGÊNCIA PRÁTICA. 

CONECTE-SE CONOSCO

CONTATO

ACESSO RÁPIDO

  • c-facebook
  • linkedin-square

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Telefone: +55 31 2510.9790​​

               +55 31 99140-7453
Segunda - Sexta: de 8 às 17h30 

 

Terapia Breve: leammachado@gmail.com

 

Endereço: Work Point

Rua Paul Bouthilier, 207, Mangabeiras - Belo Horizonte - MG