Inteligência Competitiva
- leammachado
- Apr 21, 2021
- 2 min read
Tem sido um desafio inovador e, na verdade, nosso cliente muitas vezes está envolvido neste contexto e precisa ver as relações de trabalho por um novo ângulo. Pois, o cliente no consultório, para terapia ou coaching, traz consigo sua forma de lidar com a vida, buscando uma melhora relacional contínua.
Ao longo do tempo, diversos métodos de análise estratégica e gestão vêm sendo desenvolvidos e praticados no ambiente de negócios empresariais. Uma empresa que busca melhorar sua participação no mercado necessita conhecer-se e conhecer o ambiente global em que desenvolve essa busca. Para se alcançar uma visão sistêmica adequada em um ambiente de competição é necessário contar fundamentalmente com informação e conhecimento atualizados a respeito desse ambiente.
Após sua primeira tradução para o mundo ocidental, o livro "A Arte da Guerra" tem recebido, em tempos recentes, adaptações para o mundo dos negócios. Exemplo de um método de análise estratégica, atualmente muito difundido entre nós e que pode ser considerado uma derivação dos ensinamentos de Sun Tzu, quando este diz “Conheça seu inimigo e conheça a si mesmo e você será sempre vitorioso” é a matriz SWOT de posicionamento estratégico. Como sabemos, trata-se de uma ferramenta estratégica que possibilita a análise dos pontos fortes e dos pontos fracos de uma empresa e, em seguida, a identificação das ameaças e oportunidades no seu ambiente de atuação. Isto, na realidade, é uma avaliação do cenário em que a empresa vai negociar.
Considero que os quatro grandes ensinamentos encontrados no livro trazem conhecimentos que são realmente muito valiosos nas atividades empresariais, assim como, na vida pessoal. É importante levar essa filosofia para a cultura da empresa, para que haja recursos e políticas que garantam que esse aprendizado perpetue e se torne acessível mesmo com a mudança do quadro de colaboradores.
Léa Machado

Comentários