Ressignificar

O que é possível fazer para promover a Ressignificação, o florescimento das pessoas, das empresas, das comunidades?

As pessoas que procuram um coaching individual ou em grupo, fazem parte da comunidade e ou das empresas, como donos ou empregados e, no coaching, ou em um processo terapêutico, desenvolvem uma nova percepção, ampliando sua maneira de sentir e pensar, a partir do cultivo daquilo que elas têm de melhor.


Eu trabalho como Coach e como Psicóloga Clínica de orientação psicanalítica. O procedimento usado para que o processo terapêutico seja breve tem o foco no que funciona bem, nas suas forças e virtudes, além de usar o método Ericksoniano.

Ao receber o cliente e ouvi-lo, a compreensão dos objetivos e de suas queixas são percebidas como a referência da mudança que o cliente está se propondo. A pergunta que ajuda a construir um bom prognóstico é: “O que vai estar acontecendo de maneira prática, para que você chegue à conclusão de que sua terapia deu certo?”


É usado um exercício de relaxamento, no qual continuamos a conversar com o cliente sentado confortavelmente, sem o estímulo visual do ambiente, fechando os olhos. Momento em que o foco fica direcionado somente para si. Durante o diálogo, é pedido para observar no intervalo entre as sessões, tudo que funcionar bem. O enfoque é na construção de uma nova perspectiva. Na direção do que já funciona bem, para ampliar sua forma de sentir e pensar, proporcionando um novo significado para as experiências da vida que segue.


O processo de coach não se propõe a ser uma terapia, mas como a vida em si, em muitos aspectos, é terapêutica. O coaching também amplia a percepção do cliente, favorecendo o autoconhecimento e desenvolvendo habilidades para perceber a vida por novo ângulo.


Essa é uma das maneiras de promover a ressignificação, o florescimento das pessoas, tanto nas empresas, quanto nas comunidades. E muitas vezes, ter foco em tudo que funciona bem estimula a percepção. As forças e virtudes já estão lá dentro de cada indivíduo que vive em comunidade, ou é empresário, ou funcionário dessas empresas.


Léa Machado


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square